tag:blogger.com,1999:blog-5388428904111710209.post7400906690144472799..comments2022-10-31T06:17:08.425-03:00Comments on Transportes e Mobilidade Urbana: Após várias panes, Estado vai investir 6% a mais em trensSetorial de Transportes e Mobilidade Urbana PT-SPhttp://www.blogger.com/profile/16791347821492586085noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5388428904111710209.post-11605102482339540282013-04-03T14:02:46.375-03:002013-04-03T14:02:46.375-03:00As duas principais *bitolas existentes no Brasil, ... As duas principais *bitolas existentes no Brasil, sendo as de 1,0m (métrica), e 1,6m (larga), são as predominantes, e a de 1,6m é a preferencial, superior em 165mm do que em relação a proposta pelo edital, proporciona superior estabilidade, podendo utilizar-se de dois andares, velocidade e capacidade de carga, além de interpenetração em pátios de manobra, oficinas, lavagens, garagens, estações entre outras inumeráveis existentes, não se explicando qual é o critério, e a quem interessa esta mudança !?<br /><br /> Nos debates sobre as dificuldades e problemas de desenvolvimento do sistema ferroviário nacional, a existência de duas *bitolas é <br />considerável aceitável,porém esta proposta de se implantar uma terceira só agrava ainda mais a questão, contrariando a lógica, demonstrando uma insensatez técnica e falta de noções elementares de logística, representando um duro golpe na proposta de padronização em 1,6m perseguidas a décadas, passando o Brasil a ser o único país a possuir três bitolas regulamentadas, repetindo os erros do passado quando não se tinham parâmetros de tecnologia, além de desprezo aos esforços de unificação da *bitola, lembrando que 100% deste trecho paralelo proposto para o TAV, Campinas-São Paulo-Rio inclusive os metros, trens suburbanos e cargueiros já são em 1,6 m (bitola larga), conjunto este responsável por mais de 97% do transporte de milhões de passageiros diários sobre trilhos.<br /><br /> Algumas importantíssimas informações foram omitidas pelo consorcio encarregado do detalhamento do TAV:<br /><br />1ª É a de que na maioria dos locais aonde existem os TAV's as composições utilizam as mesmas estações ( integração ) com os trens suburbanos, alem de suas próprias, algo que se tornaria impossível com a implantação deste projeto, podendo em alguns locais utilizar-se da **litorina para serviços regionais .<br /><br />2ª Ignorar os 6.385 km de linhas em 1,6 m, sendo a maioria localizada nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, inclusive são nesta bitola os trens suburbanos e metro existentes nas principais capitais e cidades brasileiras como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (em projeto) e 100% do percurso paralelo Rio São Paulo Campinas, com ~513 km que corresponde a ~ 8 % do total existente.<br /><br />3ª O custo de se utilizar o TMV em 1,6 m é praticamente o mesmo, pois o que muda é o truque, pois o vagão e o gabarito dos túneis é o mesmo, segundo tabela de valores informados em publicações especializadas como a www.marcusquintela.com.br, entre outras ( Sendo consideravelmente menor, considerando a economia com a racionalização de sobressalentes, ativos e composições reservas, além de integrações de materiais rodantes existentes).<br /><br />4ª Regulamentar uma 3ª bitola no Brasil ignorando os custos com sobressalentes e ativos e sua dimensão continental, indo na contramão da racionalidade e do bom senso, sepultando de vez o sonho da uniformização em 1,6m para trens de passageiros, que já esta implantada nas maiores capitais e cidades brasileiras, e que de difícil, se tornaria impossível, um custo altíssimo por uma tecnologia obsoleta, será uma patente demonstração de que não se aprendeu nada com os erros históricos do passado, em pleno século XXI.<br /><br />5ª Na maioria dos países do mundo, os trens do metro e suburbanos assim como o projeto do TAV, só circulam regionalmente, expl.: Metro do Rio, Metro de S. Paulo, Metro de Londres, portanto não existe razão defensável, que justifique a utilização de bitola dupla, que passara a ser quádrupla desintegração, com a falta de intercambiabilidade entre 1º trens suburbanos, 2º metro 1,6m, 3º metro 1,435m e 4º o futuro monotrilho, como está para ocorrer em S Paulo.Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.com