Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ALL e clientes vão investir R$ 790 milhões em terminal em Rondonópolis


SÃO PAULO - A América Latina Logística (ALL) começa ainda este ano a construção de um complexo intermodal de quase 400 hectares em Rondonópolis, no Mato Grosso, com capacidade inicial para movimentar 15 milhões de toneladas por ano.


A empresa vai investir pelo menos R$ 60 milhões na infraestrutura do complexo, que deve ficar pronto no segundo semestre de 2012. Esse valor faz parte dos R$$ 760 milhões previstos para a expansão da malha ferroviária no estado, que chega a Rondonópolis em setembro do ano que vem.

A expectativa da companhia é que até 30 empresas se instalem no complexo, em um investimento adicional de R$ 730 milhões. Desse total, R$ 450 milhões devem ser aplicados em estrutura para movimentação de grãos, R$ 150 milhões de líquidos, R$ 100 milhões de fertilizantes e R$ 30 milhões de produtos industriais.

A maior área do complexo, de 1,58 milhão de metros quadrados, será destinada à movimentação de commodities agrícolas. A ALL espera a instalação de pelo menos três fábricas de esmagamento de soja no complexo, além de quatro áreas para transbordo de grãos.

Até julho deste ano, a ALL espera ter contratos fechados com todos os clientes que vão se instalar no complexo. O diretor comercial da ALL, Sérgio Nahuz, citou entre essas empresas, Bunge, Dreyfus, Cargill, Multigrain, Ipiranga, Raízen, além da Brado, braço da ALL na área de contêineres.

‘Quem não estiver dentro dessa estrutura vai perder competitividade. Um sinal é o alto interesse dos clientes em estar nessa área’, afirmou Nahuz.

Somente dentro do terminal haverá 45 quilômetros de linhas ferroviárias, com capacidade para receber dois trens de 120 vagões, que podem ser carregados ao mesmo tempo.

Para se ter uma ideia, cada trem utilizado atualmente pela ALL, de 80 vagões, é carregado em 18 horas. Os trens de 120 vagões, que devem ser adotados em quatro anos, serão carregados em 6 horas.

Apesar de Rondonópolis estar um pouco mais distante do porto de Santos do que o terminal de Alto Araguaia, de onde grande parte da produção de grãos do Mato Grosso é escoada hoje, o tempo total para chegar ao litoral deve ser reduzido em sete horas.

‘O terminal de Alto Araguaia deve sofrer uma redução muito forte de volume, vai ter grande ociosidade’, afirmou Nahuz. A empresa pretende aproveitar parte do maquinário e usar a atual capacidade de armazenamento para estocagem, em vez de transbordo.

De acordo com a ALL, a capacidade do novo complexo pode chegar a 30 milhões de toneladas por ano, de acordo com a demanda.

Fonte: Valor Online , Por Luciana Seabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário