Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dnit apresenta projeto de duplicação da BR-381 durante audiência pública


Pessoas que usam a rodovia puderam participar e tirar dúvidas na reunião.Obras vão começar pelo trecho mais perigoso da estrada.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) apresentou o projeto de duplicação da BR- 381 durante uma audiência pública nesta quinta-feira (5), em Belo Horizonte. Pessoas que usam a rodovia puderam participar e tirar dúvidas na reunião. Essa é a última etapa antes do início da licitação da obra, que será dividida em dez lotes e está orçada em quase R$ 3 bilhões de reais.

Uma exigência da lei antes da licitação ser aberta é que a duplicação comece pelo trecho mais perigoso: são 70 Km de Belo Horizonte até São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do estado. De acordo com o projeto, trechos de subidas e descidas vão ser reduzidos. Cerca de quarenta pontes, passarelas e pistas laterais e viadutos vão ser construídos.

Somente no trecho de Belo Horizonte a Caeté são pouco mais de setenta curvas. Com a obra, metade delas vai desaparecer e o restante vai ganhar um novo traçado para oferecer mais segurança aos motoristas. Com a duplicação e as correções no traçado, a velocidade máxima permitida, em alguns pontos, vai subir de 60 para 80 quilômetros por hora.

A BR-381 tem poucos pontos de ultrapassagem, o que facilita as batidas de frente. Nela foi registrado o maior número de acidentes com mortes em 2010. Estudos mostram também que o trecho já não suporta o grande movimento de carros. Segundo o Dnit, são quase 28 mil e 500 veículos por dia, a maioria deles é de caminhões.

Segundo o Dnit, as apresentações do projeto atendem a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário