Porto de Santos opera tonelagem recorde de janeiro a outubro de 2011
O Porto de Santos movimentou um volume recorde de cargas no período de janeiro a outubro de 2011. Foram registradas 81,96 milhões de toneladas no total, número que supera em 0,8% as 81,28 milhões de toneladas do mesmo período de 2010.
O aumento de 8,8% nas importações assegurou o índice recorde, contrabalanceando o decréscimo de 3% nas exportações.
Os três produtos mais exportados por Santos – também os mais operados no ranking geral – foram o açúcar, com 14,79 milhões de toneladas; a soja, com 10,56 milhões de toneladas e o milho, com 3,99 milhões de toneladas.
O açúcar, mercadoria mais movimentada do complexo, decresceu 15% quando comparado ao acumulado até outubro de 2010.
A soja, que vem a seguir neste ranking, sofreu alta de 2%; enquanto o milho, terceiro colocado, subiu 8,9% em relação ao ano anterior.
Nas importações, ganham destaque o adubo, com 3,01 milhões de toneladas; o carvão, com 3,00 milhões de toneladas e o enxofre, com 1,63 milhão de toneladas.
O crescimento nas cargas de adubo atingiu 80,2% em relação ao acumulado até outubro do ano anterior (1,67 milhão de toneladas).
No período analisado, se sobressaem a carga conteinerizada e automóveis, ambos com alto valor agregado.
O volume de contêineres operado entre janeiro e outubro cresceu 10% em relação a 2010. No caso dos veículos, a movimentação foi recorde: 353.449 unidades, 21,4% acima do registrado em igual período do ano passado.
O incremento também foi considerável nos embarques de óleo combustível, café e óleo diesel (com gasóleo).
A quantidade movimentada de óleo diesel subiu de 1,04 milhão de toneladas no acumulado de outubro de 2010 para 1,34 milhão de toneladas neste ano, alta de 29,2%.
No caso do café em grãos, 2011 superou em 20,3% o período correspondente do ano anterior. O óleo combustível, por sua vez, passou de 1,49 milhões de toneladas no ano passado para 1,74 milhões de toneladas em 2011, crescimento de 16,9%.
Porto e a balança comercial
Nos últimos dez meses, as operações do Porto de Santos contribuíram com 24,5% da balança comercial brasileira (US$ 398,9 bilhões), totalizando US$ 98 bilhões.
Os produtos brasileiros exportados por Santos somaram US$ 52 bilhões; nas importações, o montante operado resultou em US$ 46 bilhões.
Em termos de valor agregado, os países que mais receberam produtos brasileiros embarcados em Santos foram a China, participando com US$ 5,48 bilhões ou 10,6% do total exportado; os Estados Unidos, com 10,2% (US$ 5,32 bilhões), e a Argentina, com 7,7% (US$ 4,02 bilhões).
Entre os principais países de origem das mercadorias operadas pelo porto estão Estados Unidos, China e Alemanha, que participaram, respectivamente, com US$ 7,69 bilhões (17,3%), US$ 7,94 bilhões (17,3%) e US$ 4,92 bilhões (10,7%).
As mercadorias mais relevantes em termos de valor comercial foram, nas exportações, o açúcar, que contribuiu com US$ 8,76 bilhões ou 16,84% do montante exportado; o café não torrado, com US$ 5,19 bilhões (9,98%) e a soja, com US$ 4,05 bilhões (7,78%).
No caso dos produtos importados, os destaques foram os veículos automóveis (US$ 1,56 bilhão ou 3,3% do valor total das importações), o adubo (US$ 1,41 bilhão, 3%) e as caixas de marchas para automóveis (US$ 615 milhões ou 1,3% do total).
Fonte: Codesp
COMENTÁRIO SETORIAL
Cadê a crise da infraestrutura brasileira?
O governo vem recuperando os 20 anos em que o Brasil ficou parado, primeiro na década de 1980 por causa da crise da dívida externa e na de 1990, por conta da ideologia neoliberal. O Porto de Santos
deverá ter ampliado a sua capacidade para 230 milhões de toneladas ao ano. Vários portos estão sendo
desassoreados, modernizados e desburocratizados.
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