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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Em Alagoas duplicação da BR-101 segue em ritmo acelerado


Seis meses depois de iniciada a obra de duplicação da BR-101 em Alagoas, já há trechos com terraplanagem concluída e outros com os 30 centímetros de concreto aplicados. Além da nova pista, estão em obras 14 pontes, 5 viadutos, sete passarelas e 16 passagens inferiores. Algumas dessas OAEs – Obras-de-Arte Especiais estão com a superestrutura em conclusão.


O ritmo acelerado das obras, ditado pelo DNIT, é garantido pelo trabalho simultâneo de 13 construtoras agrupadas em quatro consórcios, além do 2º Batalhão de Engenharia do Exército. Mais de 3.200 pessoas atuam na duplicação. Boa parte são moradores da região, que costumavam ficar desempregados fora dos períodos de colheita nos canaviais às margens da BR-101.

Porto Real do Colégio, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Messias e Novo Lino são os principais municípios cortados pela BR-101. Todos eles receberão, no perímetro urbano da rodovia, adequações de acordo com a situação do fluxo local e o de longa distância. Terão acessos e transposições seguras por meio de viadutos, passarelas e também passagens inferiores, como é o caso de Teotônio Vilela.

Em Novo Lino, a pista duplicada surgirá sem grandes transtornos para o município de 13 mil habitantes. A construção de uma variante de aproximadamente 1,5 quilômetro está adiantada. Com sua conclusão, o atual trecho da BR-101 no meio da cidade se tornará uma rua municipal exclusiva.

Segundo o Superintende regional do DNIT em Alagoas, Fernando Fortes Melro Filho, com a duplicação o traçado da rodovia vai melhorar em vários pontos. “Estamos movimentando um volume grande de terra entre cortes e aterros para diminuir e eliminar curvas. Mas o bom é que trafegar pela BR-101 ficará bem mais confortável e seguro,” comenta. Somente no lote que fica entre o km 92 e o km 139, há uma movimentação de 5 milhões m³ de terra.

No estado de Alagoas, as obras de duplicação da rodovia começaram em julho do ano passado e estão orçadas em R$ 1,3 bi. Com recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal, a obra deve ser concluída até dezembro do próximo ano.


Fonte: DNIT

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