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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O pedágio e o mar



“É necessário rever os preços dos pedágios no Estado com a máxima urgência”


Por Alencar Santana

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As exorbitantes tarifas de pedágios nas estradas paulistas foram um dos principais temas dos debates campanha eleitoral pelo Governo do Estado, no ano passado. Sugestões, promessas se sucederam, mas, de lá para cá, nada mudou e muita gente continua enfrentando dificuldades.

Certas situações são absurdas, como o caso dos moradores de Paulínia que ficaram isolados por uma praça de pedágio na Rodovia SP-332 e são obrigados a pagar uma tarifa de R$ 7,65 para chegar ao centro da cidade. Detalhe: do lado da cidade em que vivem não há nenhuma padaria, farmácia ou banco. Até a prefeitura admite que não consegue fazer chegar todos os serviços públicos essenciais a essas famílias.

Poderíamos enumerar muitos outros casos de como as altas tarifas de pedágio dificultam a vida das pessoas, que precisam buscar caminhos alternativos para se deslocar por distâncias pequenas em regiões pobres. Nos últimos dias visitei várias cidades da região Oeste do estado e me surpreendi ao ouvir histórias de jovens do interior que adiaram o sonho de cursar uma faculdade ou trocaram a carreira escolhida para não ter de enfrentar os custos do deslocamento de um município a outro.

Saindo de São Paulo até chegar a Presidente Prudente são 541 Km e exatos R$ 64,55 de pedágios. Não podemos, porém, manter estradas a qualquer custo. Boas rodovias não precisam necessariamente de pedágios tão caros. Nas rodovias federais, temos bons exemplos. De São Paulo ao Rio de Janeiro são 446 Km, com R$ 36,30 de pedágios. Até Curitiba, as tarifas somadas saem R$ 10,20 em um percurso de 405 Km. Para Belo Horizonte, são 578 Km e R$ 10,40. Ou seja, os motoristas pagam muito menos para ir às capitais paranaense e mineira do que para descer a serra até Santos, que fica a apenas 68 Km de São Paulo, ou até outras cidades do Litoral Sul. Tanto pela rodovia Imigrantes quanto pela Anchieta, o pedágio sai por R$ 18,50. Alguns defensores da política tucana de pedágios dirão que não há cobrança na volta. É verdade. Mas não é preciso ser nenhum expert em matemática para calcular que ainda assim a diferença é significativa.

Precisamos rever os preços dos pedágios nas rodovias paulistas com urgência. Senão, cada vez mais também vamos ouvir histórias de jovens que mudaram seus planos e sonhos e sequer tiveram a oportunidade de conhecer o mar.


Alencar Santana é vereador em Guarulhos e deputado estadual eleito (PT-SP)

Abaixo uma matéria do SPTV em que consta o aumento do número de acidentes e de mortes
em São Paulo. O governo estadual não afirma que temos estradas de primeiro mundo?

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