Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Porto do Rio terá o maior cais contínuo do país



O presidente da Cia. Docas do Rio de Janeiro, Jorge Mello, apresentou o plano de expansão do terminal de contêineres e de veículos do Porto do Rio, em coletiva nesta sexta (19/8), na estação do Pier Mauá.

Após as obras, o Porto do Rio passará a ter o maior cais contínuo do país, com cerca de 2 mil metros de extensão e com capacidade de movimentar 2 milhões de TEUs, contra os 500 mil que tem hoje.

Em relação à capacidade de movimentar veículos, passará dos atuais 243 mil para 325 mil/ano.

Os atuais operadores dos terminais de contêineres (MultiRio e Libra), bem como o de veículos (MultiCar), investirão cerca de R$ 1,2 bilhão, para ampliar as respectivas capacidades de operação, num período entre dois e três anos.

As obras serão realizadas em fases e a conclusão de cada uma delas permitirá avanços na operação portuária. A Estimativa é de que todas as obras estarão concluídas até 2014.

Abaixo o lay-out da futura expansão do Porto do Rio (Cais do Caju):


Os projetos foram aprovados pela Antaq neste mês de agosto e a assinatura dos contratos será realizado no dia 29/8.

Esse aumento de capacidade é fruto não só do aumento da área do cais como também dos investimentos do PAC relativos à dragagem, que elevou a profundidade de 13m para 15m.

Com isso, o Porto do Rio poderá receber navios com capacidade para 8 mil TEUs, contra o atual limite de 5 mil TEUs.

Na coletiva da Cia. Docas estiveram presentes o Secretário Executivo da SEP, Mário Lima Júnior, e o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, bem como dirigentes da Multiterminais e da Libra.

Redação da Agência T1



Foto: Da esquerda: Fialho (Antaq), Mário (SEP), Mello (CDRJ), Carneiro (Multi) e Ricardo (Libra). Foto: T1

Nenhum comentário:

Postar um comentário