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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CPTM reformará estações de Mogi e área central terá passagem subterrânea



Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

O diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira, e o diretor de Planejamento da companhia, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, apresentaram nesta segunda-feira (30/01/2012) os projetos de reforma e ampliação das estações ferroviárias Mogi das Cruzes e Estudantes. As duas compõem o pacote de 42 estações em toda a Região Metropolitana que serão reformadas, assim como as de Jundiapeba e Braz Cubas. As maiores novidades foram anunciadas na área central, onde será construída um prédio inteiramente novo, com integração às linhas municipais de ônibus. A estação atual será demolida e o espaço que hoje ela ocupa será usado para a construção de uma passagem subterrânea para veículos, permitindo o fechamento de três passagens de nível e possibilitando a vinda futura do Expresso Leste.


“As equipes técnicas da CPTM e da Prefeitura de Mogi há tempos têm feito diversas reuniões a fim de adequar as necessidades da cidade e do transporte ferroviário. Enfim chegamos a este projeto, que atende a tudo o que Mogi precisa e hoje está sendo homologado”, explicou Bandeira.
Segundo ele, a companhia contratará em fevereiro o projeto executivo das duas estações. A intenção da CPTM é que todas estejam concluídas em 2013 e a empresa estima investir R$ 70 milhões apenas nas quatro estações mogianas: “Todas terão acessibilidade, escadas rolantes, pisos podotáteis e todos os serviços que as novas estações da companhia oferecem.


De acordo com o projeto apresentado, será construída uma nova estação na área central, a cerca de 200 metros da atual no sentido Braz Cubas. Com o deslocamento, a nova estação ficará ao lado do Terminal Central de ônibus, permitindo a integração dos passageiros. Além disso, uma grande praça será criada no sentido oposto ao do terminal.


“Este é um projeto ousado que apresentamos à CPTM e eles concordaram em nos ajudar. Vamos criar um novo boulevard que vai mudar a área central e fazer com que ela ressurja e se valorize muito”, comemorou o prefeito Marco Bertaiolli (DEM).
O projeto prevê ainda a construção de uma passagem por baixo da linha férrea para pedestres e veículos na rua Cabo Diogo Oliver, evitando que tenham de esperar a abertura de cancelas, a exemplo da que funciona na rua Olegário Paiva. A nova passagem permitirá o fechamento da cancela que funciona ao lado da estação central e das ruas Deodato Wertheimer e Campos Salles. O fechamento destas cancelas é uma das etapas para que Mogi receba no futuro o Expresso Leste.


“Se fosse realizada apenas a reforma da estação atual, como a CPTM planejava, seria necessário R$ 10 milhões. Como eles concordaram em ajudar nossa cidade com esta questão vão investir R$ 40 milhões na construção da nova estação, além de ceder parte da área da nova passagem subterrânea e do novo boulevard, construções que ficarão a cargo da Prefeitura”, explicou o prefeito.
Na estação Estudantes as intervenções serão menores, mas também significativas, com a reforma da estação e construção de uma passagem subterrânea ligando o Terminal Estudantes de ônibus, a estação ferroviária e o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. A ideia é que a passagem abrigue uma galeria de arte e bicicletário.


“Até agora tínhamos um grande problema com essas passagens de nível e nenhuma solução. Hoje finalmente temos um projeto sobre o que será feito. A Câmara vai trabalhar para que esse convênio entre a cidade e a CPTM seja aprovado o quanto antes e as obras tenham início assim que possível”, destacou o presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo.


Ainda durante a reunião, os vereadores entregaram ao presidente da CPTM um relatório sobre a vistoria que fizeram na semana passada em diversas linhas da companhia, destacando a diferença entre trens e estações de outras regiões com os do Alto Tietê: “Nosso objetivo é que tenhamos aqui a mesma qualidade que verificamos em outras linhas da empresa”, destacou o vereador Carlos Evaristo da Silva (PSD).
Também participaram do evento os vereadores Emilia Leticia Rossi Rodrigues (PTdoB), Expedito Ubiratan Tobias (PR), Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), Jean Carlos Soares Lopes (PCdoB), Mauro Luis Claudino de Araujo (PMDB) , Olimpio Osamu Tomiyama (PSC) , Osvaldo Ferreira dos Santos (PP) e Protássio Ribeiro Nogueira (PSD).

Câmara entrega relatório à CPTM


JÚLIA GUIMARÃES


A Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes entregou ontem ao presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, um relatório com uma série de considerações sobre o transporte público ferroviário em Mogi das Cruzes.


O documento, que solicita novos investimentos da estatal para a Cidade, foi focado em dois pontos principais: a eliminação das cancelas nas passagens de nível e igualdade na qualidade do serviço oferecido na Linha 11-Coral, especialmente no trecho Estudantes/Guaianazes, e no restante do sistema. Bandeira recebeu o documento, mas evitou fazer considerações a respeito.


O dossiê foi entregue pelo vereador Carlos Evaristo da Silva que, rapidamente, relatou a Bandeira a viagem feita pela Comissão pelas linhas 11-Coral e 9-Esmeralda. "Constatamos que a CPTM realmente possui um serviço muito bom, com trens bastante modernos. Fiquei impressionado e posso afirmar que as viagens pelos trilhos da estatal são muito seguras atualmente. Porém, o que nós queremos é que a nossa linha também seja beneficiada com essa mesma qualidade nos serviços", disse o parlamentar, publicamente, no decorrer da reunião.


Pouco depois, Mário Bandeira recebeu o documento das mãos do vereador e assinou um "protocolo" de recebimento, mantendo-se em absoluto silêncio sobre o assunto. Durante a coletiva de Imprensa, o presidente da CPTM também tentou fugir do tema e chegou a dizer que não comentaria o caso por não conhecer o teor do relatório. Porém, acabou rebatendo as críticas com dados gerais sobre investimentos previstos para a Região.

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A viagem dos vereadores foi realizada no dia 23 de janeiro. Os parlamentares encontraram duas realidades dentro da própria Linha 11, sendo que no trecho Mogi/Guaianazes a qualidade é extremamente inferior. Porém, as diferenças mais gritantes foram encontradas na Linha 9-Esmeralda, onde há trens novos, confortáveis e dotados de alta tecnologia

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