Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Novo sistema moderniza controle do tráfego aéreo no Brasil



Depois de Brasília, Curitiba e Recife, software desenvolvido no Brasil deve ser implantado, no final de maio, no terminal de Manaus.


Começou a operar no aeroporto de Brasília, no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), um novo sistema de controle do tráfego aéreo nacional.

Mais conhecido como Sagitário, o software – o mais moderno do país - foi desenvolvido por uma empresa brasileira e moderniza a comunicação entre controladores e pilotos das aeronaves, além de trazer mais segurança às operações.

O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (Sagitário), que já opera nos terminais de Curitiba e Recife, surgiu para aperfeiçoar o X-4000, antiga ferramenta utilizada nos centros de aproximação e de controle de área para apoiar os controladores de voo na prestação do serviço de vigilância.

Antes da inovação, o X-4000 recebia e tratava dados obtidos apenas a partir de varredura por radares. Depois, conjugava essas informações com os dados dos planos de voo das aeronaves e gerava a visualização das informações necessárias ao controle de tráfego aéreo.

Com o Sagitário, o sistema processa dados de radares e os integra com constelações de satélites, como o GPS.

Essa medida proporciona mais segurança porque possibilita o controle da aeronave durante toda a duração do voo.

O novo software permite a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor controlado para acompanhar a evolução de mau tempo.

Se necessário, ele edita os planos de voo sobre o mapa do território nacional e possibilidade a inserção, remoção e reposicionamento de pontos de plano e cancelamento de operações.

Investimentos

Aproximadamente R$ 9 milhões foram investidos no desenvolvimento do Sagitário. Outros R$ 15 milhões devem ser aplicados na implantação do sistema nas outras unidades de controle de tráfego e no treinamento dos operadores.

A próxima unidade do Cindacta a receber o novo software é Manaus, até o final de maio.


Fonte: CNT, Com informações do Ministério da Defesa


Foto: CECOMSAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário