Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nordeste: Ferrovia Cabo-Propriá em recuperação



A Ferrovia Cabo-Propriá, que liga Pernambuco a Sergipe, parcialmente destruída pelas enchentes em 2010, terá um trecho de 380 quilômetros recuperado.

O anúncio foi feito na segunda-feira (30) pelo Governo de Pernambuco. A Transnordestina Logística S.A será a empresa responsável pelas obras de reparo, que devem começar dentro de 15 dias, após autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A companhia investirá R$ 60 milhões em recursos próprios para a recuperação da linha férrea.

Os trabalhos devem gerar cerca de 200 empregos diretos. Com extensão total de 560 quilômetros, a ferrovia apresenta hoje 350 pontos de interrupção no seu traçado, localizados entre os estados de Pernambuco e Alagoas.

Do total dos investimentos, cerca de R$ 25 milhões serão destinados à recuperação de um trecho de 150 quilômetros da ferrovia que corta os municípios pernambucanos de Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco, Catende, Maraial, São Benedito do Sul, Quipapá e Palmares, todos na Mata Sul, além de Canhotinho, no Agreste.

Três pontes serão reconstruídas. Também serão feitos serviços de drenagem e terraplenagem, troca de trilhos e dormentes, além da limpeza da linha.

A expectativa é que a estrada de ferro esteja em pleno funcionamento dentro sete meses. Ainda segundo estimativa da Transnordestina Logística, a movimentação de cargas na ferrovia deve chegar a 1,5 milhão de toneladas por ano até 2015.

Durante o anúncio, realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher Filho, disse que a reativação da ferrovia abrirá um canal de ligação de Pernambuco com a Bahia, pois a Cabo-Propriá será ligada à linha férrea Centro-Atlântica, que vai até Salvador.

Ele também descartou a possibilidade de novas enxurradas voltarem a destruir a linha férrea usando o argumento de que as barragens que estão sendo construídas pelo Governo estadual vão evitar novas tragédias.

O governador do Estado, Eduardo Campos, destacou que a recuperação do equipamento trará benefícios para a economia, pois, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a estrada de ferro será responsável por receber cerca de 15% da carga movimentada no Porto de Suape.

Destruição

A Ferrovia Cabo-Propriá havia sido destruída pela primeira vez nas enchentes de 2000. Depois de oito anos e de uma disputa judicial que definiu que a responsabilidade pelo conserto da linha cabia à Transnordestina Logística S.A, os serviços começaram a ser executados.

Em 2010, quando já possuía vários trechos prontos e estava prestes a ser inaugurada, a estrada de ferro foi novamente destruídas pelas chuvas.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário