Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Solidariedade ao Companheiro Gegê

Nossa solidariedade ao companheiro Gegê



SETORIAL DE TRANSPORTES E MOBILIDADE URBANA DO PT


“Querem calar a voz dos movimentos”, desabafa Gegê, que será julgado nos dias 4 e 5 de abril

Gegê está confiante em sua absolvição. Parlamentares apoiam luta do líder e se mobilizam para acompanhar julgamento. Confira a entrevista exclusiva de Gegê à TV LD.


Por Cecilia Mantovan, Imprensa PT-SP


Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, está confiante na confirmação de sua inocência. O julgamento do líder do Movimento de Moradia do Centro (MMC) será nos dias 4 e 5 de abril. Pesa sobre Gegê a acusação de assassinado de uma pessoa em 2002, num acampamento em que era dirigente. “Quero mostrar para a Justiça que sou inocente. E essa inocência eu provarei no julgamento, com toda a certeza, para que eles [Justiça] fiquem cientes de que sou um cidadão e que quero seguir livre para reassumir minha vida”.

Desde a acusação, as vidas de Gegê e de sua família mudaram muito. “Passei a ser perseguido. Essa perseguição está custando caro para mim, minha família e todos que estão perto de mim. Todos e todas sofrem comigo. E o pior é ser acusado de um crime que eu não cometi e jamais cometeria. Para mim não há nada pior no mundo que tirar a vida de uma pessoa. A vida não tem preço”, desabafa.

Mesmo sofrendo com a perseguição, Gegê continua acreditando que vale a pena lutar. “Hoje sou vítima de um processo criminal. Vivemos em um sistema que criminaliza quem defende o direito à vida. E eu estou pagando com a minha própria criminalização. Por que eles me perseguem? Eu não tenho dúvidas que querem calar a voz dos movimentos. Não é calar a minha voz ou a do movimento que participo. É calar a voz dos movimentos todos. Mesmo assim, vale a pena continuar lutando. A luta é o que nos move”.

Gegê está sendo apoiado pelos movimentos populares, pelo Partido dos Trabalhadores e outros partidos de esquerda, além de parlamentares e sociedade civil. O senador Eduardo Suplicy será uma das testemunhas no julgamento. “Sabemos que ele está sendo acusado injustamente”, afirmou o senador durante o Seminário Estadual do PT-SP, realizado no dia 26 de março.

Edinho Silva, deputado estadual e presidente do Diretório Estadual do PT-SP, acredita na tentativa de criminalização de Gegê como forma de criminalizar também os movimentos populares. “A defesa do Gegê tem que ser um compromisso do PT, dos movimentos sociais e de todos os partidos que lutam pela construção de uma sociedade mais justa. Criminalizar o Gegê significa criminalizar aqueles que lutam para que os excluídos tenham voz, tenham vez; criminalizar aqueles que, efetivamente, trazem à luz as desigualdades históricas do Brasil, que trazem à luz uma parcela da nossa população que ainda vive em condição de miséria. Eu penso que a absolvição do Gegê é o fortalecimento da democracia; é o fortalecimento da construção de uma sociedade mais justa.”

Wellington Diniz Monteiro, secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT-SP, está mobilizando parlamentares e militantes petistas para acompanharem o julgamento. “Nosso companheiro está sendo acusado de um crime que ele não cometeu. Ele é mais uma vítima da criminalização dos movimentos sociais que, infelizmente, ainda acontece em nosso país e, principalmente, no estado de São Paulo. È importante reforçarmos nossa solidariedade nesse momento decisivo. Vamos acompanhar o julgamento para dar força ao Gegê e à sua luta por um mundo mais justo e igualitário”, complementa Wellington.

Acompanhe o julgamento

O julgamento será no dia 4 de abril, a partir das 13 horas, no Fórum da Barra Funda, avenida Abrahão Ribeiro, n°313, no Plenário 4.

O militante ou parlamentar petista que deseja participar do julgamento do Gegê pode entrar em contato com a Secretaria de Movimentos Populares através do e-mail movpopulares@pt-sp.org.br ou pelos telefones 11-2103-1313 e 2103-1354.

Nota da Bancada do PT na Alesp

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo expressa a sua solidariedade ao companheiro Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, militante do Movimento de Moradia do Centro – MMC, que irá a júri popular por um crime que, pelo que o conhecemos, temos certeza que não cometeu. É de conhecimento público o verdadeiro autor do crime, que, no entanto, nunca foi investigado.

Conhecemos o companheiro Gegê de longa data. Somos testemunhas de seu caráter, de seu compromisso com os mais pobres e que sofrem discriminações, no caso, os sem-teto e moradores de cortiços da região central da cidade de São Paulo.

Respeitamos o trabalho da Justiça, mas tememos que uma provável condenação deste militante, só reforce a ideia de uma sociedade injusta, que criminaliza os que lutam pelos direitos dos menos favorecidos.

Deputado Enio Tatto

Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário