Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nissan testa sistema solar para recarregar veículos elétricos


Nova tecnologia armazena energia para abastecer 1,8 mil carros por ano. Eletricidade é gerada por 488 células solares no prédio da montadora.

A japonesa Nissan Motor já faz testes com um novo sistema de recarga de veículos elétricos que utiliza energia solar. O engenheiro chefe da companhia, Hidetoshi Kadota, mostrou nesta segunda-feira (11) como funciona o posto.

Segundo ele, a eletricidade é gerada por 488 células solares instaladas no telhado do prédio da sede da Nissan, em Yokohama. A energia é armazenada em quatro baterias de íon-lítio, a mesma que equipa o modelo Leaf.

De acordo com a Nissan, a eletricidade armazenada é suficiente para recarregar 1,8 mil unidades do modelo elétrico Leaf por ano. O desenvolvimento da tecnologia por parte da montadora japonesa é importante porque, embora o interesse é crescente em energias renováveis, como energia solar e eólica, é um grande desafio o armazenamento de eletricidade, que continua a ser caro, sem avanço na tecnologia das baterias.

Outras montadoras japonesas, como Toyota Motor Corp e a Honda Motor, estão trabalhando em projetos semelhantes, como a vinculação híbridos com energia solar, atrelados a chamadas “redes inteligentes” de energia elétrica.

Bateria não é descartada

O sistema criado pela Nissan também possibilita um novo uso para as baterias de íon-lítio, quando o carro elétrico vira “sucata”. Mesmo após anos de uso, as baterias continuam com 80% de sua capacidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário