Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 12 de março de 2010

São Bernardo apresenta proposta de Metrô Leve

11/03/2010 - O Estado de São Paulo

A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, entregou ontem à Secretaria dos Transportes Metropolitanos o projeto funcional do Metrô Leve, que sugere ligar o ABC à capital paulista por um trajeto de 23 quilômetros, a ser percorrido em cerca de 30 minutos.

O percurso, elaborado com a ajuda de técnicos do Metrô, contará com 18 estações, entre o bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo, e a Estação Tamanduateí da CPTM, na Vila Prudente, zona leste da capital, passando por São Caetano do Sul.

O projeto foi baseado, entre outros fatores, nas atividades econômicas de cada região e prevê o transporte de 300 mil pessoas por dia, com capacidade para 20 mil pessoas por hora/sentido nos períodos de pico.

A expectativa é que a obra seja iniciada em um ano e meio, mas não há definição de prazos, custo ou estrutura – de Veículo Leve sobre Trilhos ou Monotrilho. “Estamos caminhando para o monotrilho”, revelou o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), ao considerar custo e impacto da obra.

As especificações dependem de um projeto básico, que deve receber R$ 27,6 milhões do Ministério das Cidades para viabilizar uma licitação coordenada pelo Metrô.

Haverá desapropriações, mas as áreas não foram anunciadas pela prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário