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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ALL recebe críticas em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista



Hamilton Pereira durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista
Durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, na manhã desta quinta-feira (19/4), o diretor-presidente da ALL (América Latina Logística), Pedro Roberto Oliveira Almeida, foi recebido com uma enxurrada de reclamações. Desde 2006, quando assumiu a concessão de ferrovias no País, esta foi a primeira vez que a empresa se fez presente na Assembleia Legislativa de São Paulo, que em 2008 chegou a convocar a ALL para que prestasse esclarecimentos na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Ferroviário.

As reclamações foram apresentadas por deputados estaduais da Assembleia Paulista, prefeitos,vereadores, representantes de entidades organizadas da sociedade civil e referem-se, principalmente, à falta de manutenção em linhas férreas e pátios no perímetro urbano, acidentes em passagens em nível e abandono de vagões. O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), de Sorocaba, reclamou da situação de abandono da linha Sorocaba Votorantim. "Está tudo tomado por mato e os moradores das margens da linha, que corta a cidade, estão sujeitos a todo tipo de perigo gerado por essa situação", defendeu o deputado.

"Não somos aquilo que pensamos, mas sim da maneira como as pessoas nos vêem", assumiu o diretor presidente da Companhia. "E se é dessa maneira que estamos sendo vistos é porque os problemas existem e precisam ser resolvidos", completou Pedro, aparentando não ter conhecimento da realidade vivida pelos municípios. O diretor disponibilizou o contato de dois assessores da ALL para atender os municípios que estão com problemas.

O projeto de expansão da malha ferroviária foi apresentado pelo diretor de projetos de infraestrutura, Sildomar Tavares de Arruda. Segundo o plano exposto estão previstos a duplicação do trecho Campinas - Santos, que passa, na região de Sorocaba, pelos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu, Alumínio, Mairinque e São Roque; reativação dos trechos Araraquara - Colômbia, Cajati - Samaritá e Americana - Piracicaba

Um comentário:

  1. Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída antes do TAV-trem de alta velocidade e ser priorizada é a Ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém com rampas para ambos de no máximo 2 %, com o rodo e ferroanel metropolitano de São Paulo, pois a construção em conjunto se torna muito mais ágil e econômica, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 60 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safra também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) a Anchieta, se tornam congestionadas diariamente, com enormes filas de caminhões ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.
    Enquanto não se completa o rodo e o ferroanel em São Paulo, esta ligação ferroviária pelo centro deve ser permitida com a utilização do sistema misto (cargas e passageiros), não se criando obstáculos e não se modificando a largura das plataformas, que já estão de acordo com o gabarito, que é de 3,15 m, e devem ser mantidas.
    E o vão se tornou evidente na CPTM, após o recebimento em doação dos trens espanhóis usados, que são mais estreitos e tem que trafegar com uma adaptada plataforma lateral de aprox. 9 cm em cada uma das portas, exatamente ao contrário do que acontece na Supervia-RJ, em que os novos trens chineses para trafegar tem que se cortar as plataformas, algo que se trafegassem em São Paulo estariam trafegando sem necessidade de alteração nas plataformas, pois as mesmas já estão dimensionadas para esta medida padrão.
    Atualmente na China trens de passageiros regionais trafegam a velocidade de ~150 km/h na mesma via dos trens de carga, em horários distintos, (Evidentemente o trem de carga não tem a necessidade de se trafegar a esta velocidade) e se tem toda uma logística embarcada por conta disto.
    Novamente se volta a propor a utilização de trens de passageiros convencionais regionais entre muitas cidades brasileiras, retificando e melhorando parte dos trajetos existentes, e com a expansão gradativa pela Valec, do norte para o sul de linhas em bitola única de 1,6 m, entendo ser esta, uma alternativa de implantação extremamente mais viável tanto econômica, como na rapidez e facilidade de execução e demandas garantidas, com prioridade de execução em relação ao TAV- Trem de alta velocidade, obra esta que tem uma seria tendência a se somar as grades maiorias deste programa, que estão incompletas ou paralisadas, que sempre tem data para começar, com términos, andamentos e custos imprevisíveis.

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