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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SP: Restrição de caminhões não reduz lentidão na marginal Pinheiros


Ações e Obras Rodoviário

Após prefeitura limitar circulação de caminhões na marginal em setembro de 2010, trânsito até piorou no pico da manhã. Gestão Gilberto Kassab estendeu neste ano as restrições à marginal Tietê, mas ainda não há avaliação do resultado.

Como demonstramos no artigo publicado neste Portal T1, com o título “O vilão do trânsito em São Paulo é o automóvel e não o caminhão!” (clique aqui para ler na íntegra), as restrições à circulação de caminhões não só não melhoraram a fluidez do trânsito em São Paulo, como pioraram na parte da manhã, que é a mais crítica.

Isso por um motivo muito simples: é que o que causa o apagão diário no trânsito em SP é o grande número de automóveis em circulação, e não os caminhões!

Leia o que diz matéria de Cristina Moreno de Castro, publicada hoje na Folha de São Paulo:

“No ano seguinte à implementação da restrição de caminhões na marginal Pinheiros, ocorrida em setembro de 2010, o trânsito da via mudou pouco. Na média, os congestionamentos até aumentaram no rush da manhã. No da tarde, houve só ligeira melhora.

É o que mostra levantamento feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a pedido da Folha.

Desde o dia 5 de março deste ano, a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) também restringiu a circulação de caminhões na marginal Tietê sob o argumento de que a medida vai melhorar o trânsito.

Até o momento, não houve balanço oficial da CET sobre melhora ou piora dos congestionamentos na Tietê.

Percepção

Os números obtidos pela Folha sobre os congestionamentos na marginal Pinheiros confirmam percepção de taxistas que trabalham na região. “No começo deu uma aliviada, mas depois o trânsito aumentou de novo”, diz José Moura de Santana, 31, taxista há cinco anos no Brooklin.

“Agora está pior. Tira um caminhão e entram seis carros pequenos no lugar”, diz Vitor Vieira Pinto, 52, taxista há 20 anos no Morumbi.

Essa é justamente a explicação dada por quatro especialistas ouvidos pela Folha : vias que antes eram evitadas pelos motoristas por causa dos congestionamentos acabam ocupadas toda vez que surge um alívio temporário.

“O problema vai se repetir na marginal Tietê”, afirmou Ulysses Carraro, integrante da comissão de trânsito da Associação Nacional dos Transportes Públicos.

Segundo ele, uma melhora inicial ocorre porque, sem caminhões, uma via tem menos chance de ter acidentes.

Até agora, foram aplicadas 138.300 multas a caminhões que desrespeitaram a restrição na marginal Pinheiros.

Na avenida dos Bandeirantes, onde a restrição a caminhões começou juntamente com a da marginal Pinheiros, o trânsito no pico da manhã se manteve praticamente estável no ano seguinte à medida. À tarde, porém, houve uma melhora significativa.

Juntando as médias da marginal Pinheiros e da avenida dos Bandeirantes, a média de congestionamentos no período de pico da tarde teve melhora de 19%. Já no rush da manhã a piora ficou em 5,8%.

Parciais

A CET também dispõe de médias de trânsito no período que vai de setembro do ano passado a março deste ano. A própria companhia de tráfego, no entanto, só usa períodos iguais para fazer comparações de trânsito isso porque a comparação de médias de anos inteiros com a média obtida em um semestre pode acabar distorcida por causa da sazonalidade.

Fonte: Folha de S. Paulo, Por Cristina Moreno de Castro”

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