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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pane no Metrô - Fracassa Operação Abafa no ninho tucano do governador Alckmin


Do Blog do Zé Dirceu

Estourou a Operação Abafa montada pelo governo do Estado para afastar com a máxima discrição o presidente do metrô de São Paulo, alvo de denúncias de que em sua gestão houve fraude na implantação de uma linha do metrô. Na surdina, bem quietinho, o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, deixou o cargo nesta 4ª feira.

Sua saída agora ocorre pouco mais de quatro meses após ele ter sido afastado do cargo pela Justiça, tempo com o qual o governo tucano do Estado jogou para que o caso fosse esquecido. No dia 18 de novembro pp., a 9ª Vara da Fazenda Pública mandou tirar Avelleda do cargo e suspender as obras da linha 5-Lilás do metrô, por suspeita de fraude na concorrência.

O jornal Folha de S.Paulo mostrara em sucessivas reportagens que os vencedores da licitação para a implantação da obra já eram conhecidos seis meses antes da disputa. Quatro dias depois da determinação da 9ª Vara o Tribunal de Justiça (TJ-SP) suspendeu a interrupção das obras e mais tarde reconduziu Avelleda ao cargo.

Demissão evidencia fracasso tucano na política de transportes

Na demissão do presidente do metrô agora, registra-se de novo, primeiro o comportamento da mídia tucana silenciosa a respeito da demissão. A exemplo da postura adotada (exceção do jornal que denunciou a manipulação da concorrência) quando de seu afastamento determinado pela justiça no ano passado, determinação desconsiderada pelo governador.

Em segundo lugar, coloca em evidência o fracasso da política de transportes do PSDB depois de 20 anos governando o Estado. Fracasso reforçado ainda agora com a decisão equivocada de priorizar o metrô quando as extensas redes das linhas de subúrbio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entram em colapso por falta de investimentos e manutenção.

Resultado? Panes semanais, as vezes mais de uma por semana nos dois sistemas (de trens e de metrô) levando ao sofrimento e desespero no mínimo 100 mil pessoas à cada paralisação.

Foto: Wikipedia

COMENTÁRIO SETORIAL

Os cofres públicos de São Paulo pagarão a mais R$ 326 milhões pelo conluio de empresários e funcionarios do Metrô que não tiveram o devido cuidado ao fazer a licitação. Isso foi obra do governo Serra que causará esse prejuízo aos paulistas que pagam impostos e não tem um transporte digno, pois graças as irregularidades o Metrô de São Paulo avançou apenas 2 km ao ano nos últimos 16 anos. O Metrô de Santiago avançou 6,5 km. é a indigestão tucana. Como sempre o governador Geraldo Alckmin anunciou mais obras hoje. Eles as vem anunciando há muito tempo, o Plano Plurianual 2004-2007 não saiu do papel. A ligação São Paulo - Campinas pelo Expresso Bandeirantes que Alckmin no papel colocou que ficaria pronto até o ano de 2007. Como diz o Paulo Henrique Amorim, se não fosse a cumplicidade da impressa os tucanos não ganhariam nem eleição para síndico de prédio, muito menos, o governo de São Paulo. Deixe estar...

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