Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Metrô de Teresina vai ganhar mais dois trens

21/05/2010 - Diário do Povo

O metrô de Teresina vai ganhar uma série de inovações, começando pela operação de dois novos trens. Também serão realizados dois cruzamentos de linhas, instalação de bicicletário e duplicação da linha férrea no trecho entre os bairros Renascença e Matinha.

Todas essas mudanças foram discutidas nesta quinta-feira (20), em Brasília, pelo governador Wilson Martins e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Parte das inovações serão realizadas com recursos do próprio Estado, enquanto outras serão fruto de convênio entre o Governo do Piauí e a União.

Os dois novos trens devem começar a operar nos próximos dois meses, segundo informou o diretor da Companhia do Metrô, Antônio Sobral, que acompanhou o governador na audiência. Com os dois novos trens, o tempo de espera entre as viagens será reduzido de 33 para 12 minutos, o que aumentará o uso do transporte ferroviário em Teresina.

Antes de viabilizar a operação dos três trens simultaneamente, a Companhia do Metrô vai instalar dois cruzamentos de linha, uma na altura da estação Frei Serafim (Estação Ferrorviária) e outra no Renascença. Elas permitirão que os comboios possam utilizar uma única linha. Com essa mudança, a demanda diária sairá de 13 mil para 35 mil passageiros.

Nas discussões do governador Wilson Martins com o ministro dos Transportes, foi apresentado um cronograma de expansão das atividades do Metrô. A primeira etapa é a operação dos novos comboios e os desvios. A segunda etapa prevê a operação da linha entre Teresina e Altos, bem como a duplicação da linha de Teresina, no trecho entre Matinha e Renascença. Uma terceira etapa vai levar o Metrô para a zona Sul da capital. O projeto preliminar prevê um novo ramal ferroviário saindo da altura da Rua Goiás no sentido da Miguel Rosa-Sul, daí seguindo para as áreas doLourival Parente, Promorar, Parque Piauí e Bela Vista.

Na avaliação do governador Wilson Martins, essas mudanças vão dar um novo impulso ao transporte coletivo em Teresina. “Esta é uma área que recebe muitas reclamações dos teresi-nenses. O Governo do Estado está fazendo sua parte, buscando oferecer transporte de qualidade e a baixo custo, alcançando os principais bairros da cidade”, frisou Wilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário