04/05/2010 - Railway Gazette
A partida do primeiro trem da Linha 10 no Metrô de Xangai, ocorrida às 9h (horário local) do dia 10 de abril, sinalizou várias conquistas significativas. O início das operações de teste, que aconteceu exatamente 15 anos depois da inauguração da Linha 1, tornou a malha metroferroviária da metrópole chinesa a maior do mundo, com seus 420 km de extensão.
Com 11 linhas e 287 estações, o Metrô de Xangai transporta hoje cinco milhões de passageiros por dia. A construção dos 29,6 km da Linha 10, entre Xinjiangwancheng e Hangzhong, levou quatro anos para ficar pronta. Uma vez que os trens, sistemas de sinalização e outros equipamentos ainda estão em fase de seleção, a operação ainda é restrita, indo das 9h às 16h (horário local), mas as quatro estações entre Longxi e Hongqiao ainda não estão abertas.
A Linha 10 conecta a cidade de Jiangwan, ao norte de Xangai, com os subúrbios do sudoeste através do centro da cidade, servindo as principais rotas comerciais, culturais e turísticas. Seis das 27 estações da linha fazem conexão com as demais linhas da rede.
Um trecho da Linha 11 entre Jia Ding Xin Cheng até An Ting entrou em operação duas semanas antes, no dia 29 de março. Outras rotas estavam prestes a inaugurar antes do World Expo, que ocorreu no dia 1 de Maio, mais especificamente a primeira etapa da Linha 13 a partir de Ma Dang Road até Chang Qing Road.
Nenhum comentário:
Postar um comentário