Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ferroanel: SP e União assinam ordem de serviço de estudo



Será assinada nesta terça-feira, 28, a ordem de serviço para o Estudo Funcional e de Demanda do Ferroanel e Acesso a Santos. O levantamento será feito pelo Consórcio Ferroanel Paulista, composto pela Logit Consultoria, líder do grupo, com 32% de participação, Setec (21%), Maia Melo Engenharia (15%), Machado Meyer (14%), JGP (10%) e LCA (8%). O grupo venceu a licitação internacional no início deste ano. O projeto é uma parceria entre a União, através da ANTT, responsável pela licitação, e o Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo termo de referência. O consórcio terá um ano para concluir os estudos.

O presidente da Logit Consultoria, Wagner Colombini Martins, informou que o grupo está reunindo os dados existentes, como o estudo básico do tramo Norte, para iniciar o levantamento.

O estudo definirá o modelo operacional do Ferroanel (tramo Norte e Sul), com as diretrizes para transpor a Região Metropolitana de São Paulo, os acessos às plataformas logísticas, as segregações das linhas de carga e passageiro, e o acesso a Santos. O projeto inclui ainda o estudo de demanda de cargas para a região metropolitana, que definirá o modelo de financiamento e o tipo de concessão (privada ou público-privada).

Paralelamente, os governos federal e paulista avaliam uma maneira para adiantar o projeto. Segundo o assessor de Planejamento de Transportes de São Paulo, Milton Xavier, estão sendo analisadas alternativas de construção e formas de financiamento que não interfiram no resultado final do estudo. “A proposta é adiantar para não ficar dependendo somente do estudo”.

Os estudos do Ferroanel estão avaliados em R$ 4 milhões. Segundo o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre 2007 e 2010 foram utilizados R$ 400 mil do montante.

O levantamento das obras e projetos para o transporte ferroviário de cargas e passageiros fazem parte do Anuário RF, que a Revista Ferroviária lançará neste semestre.

Estrutura do Consórcio Ferroanel Paulista:

Logit Consultoria: líder do grupo;

Maia Melo Engenharia: será responsável pelo projeto de engenharia e orçamentos;

Machado Meyer: cuidará do modelo de concessão;

LCA: será responsável pelo modelo de negócio;

JGP: ficará a cargo das questões ambientais;

Setec: colaborará com a modelagem operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário