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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Greve no Metrô e CPTM



Assembleia REJEITA a PROPOSTA da empresa e SUSPENDE a GREVE. Nova ASSEMBLEIA quinta-feira, 02/06

Assembleia realizada nesta terça-feira, 31/05, rejeitou a proposta do governo e deliberou pela suspensão da greve prevista para o dia 1º de junho. O objetivo é aumentar a mobilização em busca de uma proposta melhor. Haverá nova assembleia na quinta-feira, 02/06, às 18h, no Sindicato, para avaliação de possíveis propostas. A categoria continua em ESTADO DE GREVE.


Em uma das maiores assembleias dos últimos tempos (com mais de 1.500 metroviários e quase 1.700 acompanhando a transmissão no site), a categoria dividiu-se entre a deflagração imediata da greve e a aceitação da última proposta enviada pela empresa via fax durante a assembleia (vide proposta na íntegra no site do Sindicato e no MetroClik).

O que impediu a aceitação da proposta do Metrô é que ela não apresentou uma solução para a injusta defasagem salarial entre trabalhadores que exercem a mesma função, além de não recompor o poder de compra pelo salário dos trabalhadores, propondo apenas 8% de reajuste.

Diante da divisão estabelecida na assembleia, e com o objetivo de manter uma unidade há muito tempo não vista, decidiu-se levar a discussão para além da assembleia, atingindo um conjunto maior da categoria; manter o estado de greve e as mobilizações, com uso de colete, adesivos e suspensão da colaboração.

A assembleia também deliberou pela realização de nova assembleia na quinta-feira, 02/06, 18h30, no Sindicato.

A categoria está de parabéns pela ótima campanha desenvolvida até agora! É necessário manter-se unificada pela melhora da proposta do Metrô!


Principais reivindicações dos metroviários:


• Reajuste de 10,79%, conforme IGPM, para reposição da inflação;

• Produtividade de 13,80%, conforme ICV-Dieese;

 • Reajuste de 13,90% para o VR;

• Aumento do valor da cesta básica e do VA para R$ 311,09;

• Equiparação salarial e Plano de Carreira;

• PPP para aposentadoria e plano de saúde para os aposentados;

• Não à privatização das L4 e L5;

• PR igualitária;

• Licença maternidade de seis meses;

• Anistia aos demitidos.




VEJA A ÍNTEGRA DAS PROPOSTAS DO METRÔ


Veja a íntegra das propostas enviadas pelo Metrô, e que foram rejeitadas na assembleia de 31/05. A categoria deve manter a organização e mobilização para conseguir avançar e conquistar a garantia de seus direitos! Use o colete e participe da assembleia de quinta-feira, 02/06!

" O Metrô apresenta a proposta completa encaminhada aos Sindicatos dos Metroviários e Engenheiros, com vistas ao fechamento de um Acordo Coletivo global para o período de 2011/2012:

Reajuste salarial

6,39% (IPC-FIPE) e aumento real de 1,30%, a partir de 1° de maio de 2011, totalizando 7,77% de correção total.

Vale refeição

Reajuste de 6,39% (IPC-FIPE). O valor de cada cota passa de R$ 18,40 para R$ 19,58, a partir de 1º de maio de 2011.


Vale alimentação

R$ 150,00, representando um reajuste de 50%, a partir de 1º de maio de 2011. Em 180 dias, padronização do benefício, com a substituição da Cesta de Alimentos pelo cartão Vale Alimentação.

Jornada de trabalho e intervalo intra jornada

O Metrô se compromete a elaborar proposta em conjunto com o Sindicato em 120 dias da assinatura do Acordo Coletivo 2011/2012 para apresentação e aprovação junto à Superintendência Regional do Trabalho.


Auxílio creche

Sem limite de idade para os filhos com deficiência, desde que comprovada a necessidade.

Licença Maternidade

180 dias, conforme Lei 11.770 de 9/9/2008, que instituiu o Programa Empresa Cidadã.

Auxílio transporte para empregados residentes fora da cidade de São Paulo

Elevar a base de cálculo do valor do auxílio de 6 (viagens) para até 12 (doze) viagens, desde que comprovada a necessidade. Encontra-se em estudo na Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) proposta para implantação de bilhete de serviço único para os funcionários do Metrô e CPTM.

Perfil Profissiográfico Profissional (PPP)

O Metrô se compromete juntamente com o Sindicato a buscar junto ao INSS a implantação de acordo com os critérios legais.

Participação nos Resultados

. PLR Metroviários

Uma parcela fixa de R$ 3.062,21 e uma variável de 40% do salário nominal.

. PLR Engenheiros

Uma parcela fixa, conforme faixas salariais abaixo, e uma variável de 60% do salário nominal.

• salários entre: R$ 4.905,00 a R$ 6.169,56, a parcela fixa será de R$ 2.097,33;

• salários entre: R$ 6.169,57 a R$ 6.645,60, a parcela fixa será de R$ 1.865,06;

• salários acima de: R$ 6.645,61 em diante, a parcela fixa será de R$ 1.698,66.

O Metrô garante o pagamento mínimo de R$ 3.900,00.

Plano de Carreira

Os empregados que tiveram progressão salarial defasada em relação aos empregados do mesmo cargo, decorrente do enquadramento na nova tabela salarial 2011, serão analisados e os desvios serão corrigidos até 30 de junho de 2011. Será enviado para aprovação do CODEC, em até 60 dias, estudo sobre a criação de novo cargo em substituição aos cargos atuais de:

• ajudante de manutenção civil, sendo este o início da carreira de oficial de manutenção e instalações;

• ajudante de almoxarifado, sendo este o início da carreira de oficial de logística e almoxarifado.

Quadro de ajudantes de manutenção

Promover a formação do quadro de ajudantes de manutenção remanescentes do MTO, MTR, MTS e MTV, em convênio com o SENAI, nas modalidades de Oficial Mecânico ou Oficial Eletricista, adotando medidas que permitam a capacitação paralela ao exercício das funções atuais e minimizem os deslocamentos dos empregados.

Admitidos a partir de 2009

Os empregados admitidos a partir de 2009, de um mesmo concurso, perceberão um mesmo salário, salvo situações decorrentes da avaliação de desempenho e sanções disciplinares. Os empregados admitidos em anos anteriores, o Metrô propõe analisar os casos analisados a partir de uma comissão formada pelo Metrô e Sindicato, com prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos.

Demais cláusulas

Ratificação da proposta de ajuste na redação das cláusulas 20ª, 21ª, 23ª, 29ª, 30ª, 38ª, 44ª, 50ª, 42.8 e 52.7 e renovação das demais cláusulas do Acordo Coletivo 2010/11.

As propostas aqui formuladas serão mantidas desde que haja aprovação pela assembleia da categoria e celebração de um acordo global."

"Metrô apresenta nova proposta de reajuste salarial

O Metrô acaba de apresentar proposta de reajuste salarial de 8%, a partir de 1º de maio.

Esta proposta será mantida desde que haja aprovação pela assembleia da categoria e celebração de um acordo global."





Em data base desde o dia 1º de março os ferroviários pleiteiam um aumento real de produtividade de 5%, Auxílio Materno Infantil e Patrimônio, Taxa de Ocupação de Imóveis, com valor do benefício corrigido pelos mesmos índices, Vale Refeição de R$ 15,63 para R$ 19,00, Plano de Cargos e Salários/Plano de Carreira, com movimentação geral de nível para tdoas as categorias a partir de 01/03/2011 e abertura para um novo PCS, corrigindo as distorções existentes e adicional de risco de vida ao pessoal de estação de 15%.




Proposta da CPTM



A proposta apresentada pela CPTM é de reajuste de 3,27%, o que corresponde a 1,75% do IPC/Fipe de janeiro e fevereiro e 1,5% de aumento real. Esse índice 1,5% equivale a 86% de ganho real com base no IPC/Fipe dos dois meses aos quais se refere o dissídio.

Cabe ressaltar que no Acordo Coletivo fechado com os sindicatos para o ano de 2010, foi definida a mudança da data-base da categoria, que a partir deste ano passou de setembro para março. A atual negociação salarial leva em consideração os índices referentes a janeiro e fevereiro de 2011.

A CPTM também reajustou o valor do vale-refeição mensal em 8,77%, passando de R$ 15,63 para R$ 17 por dia, enquanto o Auxílio Maternal acompanha o índice de 3,27% e sobe de R$ 198,39 para R$ 204,88.

Cabe ressaltar que, entre as cláusulas já aceitas pelos quatro sindicatos, estão totalmente assegurados diversos benefícios proporcionados aos empregados, como seguro de vida, cesta básica, planos de saúde médico e odontológico, além de adicional de férias.

A Companhia aguarda decisão final da Justiça para o desfecho do movimento, que só nesta quarta-feira, prejudicou cerca de 420 mil usuários, o que representa 17,5% do total de 2,4 milhões de passageiros transportados/dia útil.

A Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] foi paralisada totalmente e a Linha 11-Coral, parcialmente, o que levou a Companhia a acionar o Paese, com ônibus gratuitos fazendo o percurso no trecho entre Guaianazes e Estudantes, em Mogi das Cruzes.

Além disso, durante o pico da noite, para manter os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda circulando com intervalos equilibrados também foi preciso acionar o Paese, com atendimento por ônibus gratuitos nas extremidades das duas linhas.

Em razão do movimento grevista, a CPTM orienta aos usuários que retardem seus deslocamentos, na medida do possível, nos horários de pico.

CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos


Arrecadação do Estado de São Paulo cresce mais do que a inflação


Vale ressaltar que de 2005 a 2010, a receita do Estado de São Paulo teve um salto de 126%, pulando de R$ 65,7 bilhões para R$ 149 bilhões, um crescimento de 126%, contra uma inflação no período de 35% pelo IPCA. Ou seja, a receita cresceu na margem real de 69%. De 2009 até 2010, o crescimento foi de 13%. Além disto, o governo paulista arrecadou a mais do que previa no orçamento a quantia de R$ 46,8 bilhões.

Como ocorreu nos anos anteriores, em apenas quatro meses de 2011, o governo paulista já arrecadou quase R$ 1,55 bilhão a mais que o previsto e deve encerrar o ano com algo próximo a R$ 5 bilhões acima do estimado.

Ainda o volume de recursos em caixa do governo paulista que em dezembro de 2010 chegava a R$ 26,4 bilhões cresceu e agora no final de abril de 2011 atingiu o valor de R$ 32,16 bilhões, um crescimento de R$ 5,7 bilhões (+21,6%), este índice é pelo menos duas vezes acima da inflação,acumulada no período.

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