Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resposta do Sindicato Nacional dos Aeroviários



Nas palavras de mais um companheiro especialista em aviação que encontro por aqui...

""Acredito que os problemas que envolvem a aviação civil brasileira sejam mais uma questão estrutural do que de infra-estrutura"". O equívoco tem sido planejar os aeroportos como uma base de operação militar, um ponto no mapa e não como um local adequado para a chegada, saída ou transferência de pessoas/mercadorias. ""Após a divulgação do governo federal sobre a concessão de alguns aeroportos, aparece uma polêmica na sociedade, e o pano de fundo ainda é o conceito de concessão e de privatização, vistos segundo uma ótica política e não técnica. Quais seriam os papeis do ente público e quais do setor privado, neste processo em curso? Esta é a verdadeira questão a ser discutida"". No que toca á adequação de capacidade dos aeroportos, considerando os terminais de cargas/passageiros, pistas para pouso/decolagem, áreas para manobras e estacionamentos, podem e devem ser concedidos, e operados pelo setor privado.Da mesma forma a melhoria dos acessos aos aeroportos, podem ser concedidos e operados pelo setor privado. Estes, necessariamente, devem estar adequados ás características das regiões/cidades e em sintonia com os projetos existentes em cada região/município. Hoje estão disponíveis no mercado, vários sistemas e tecnologias modernas para resolver esta questão. Mas quando se trata da segurança dos vôos e o controle do espaço aéreo, são itens que não devem ser concedidos. Estas são funções estratégicas e de segurança nacional, e devem permanecer sob responsabilidade do ente público. O que me preocupa, é a participação do governo anunciada de 49%, e da iniciativa privada de 51%. Deveria ser o contrário"".


Companheiro vc está desatualizado, já não temos olhar militar mas neoliberal sobre a aviação há muito tempo... e na aviação a quantidade / qualidade do transporte devem ser vistos como um único sistema de segurança que começa em solo... desde que a ANAC assumiu por cima do DAC que tinha pelo menos alguma estratégia, porque milico pelo menos pensa como vou, quando vou, onde vou... e não acredita que a mão invisível vai resolver isso... a ANAC com a sua política de "mais do menos" e de "céus abertos" entregou a qualidade ao limite da irresponsabilidade de pousos e decolagens no limite do ser humano e do bom senso... não transportamos cargas e passageiros mas vidas e bens para este país!!!! Sim a questão é ESTRUTURAL porque repare no número de balcões vazios no check in, pense quanto isso impacta no sistema, e veja se se a ponta do iceberg pode te mostrar que toda a cadeia do sistema está podre, condenada... quantos mecânicos deveriam ter estado embaixo do seus avião na última vez que vc voou e quantos estavam lá?! Quem te disse que todo este patrimônio que vc tão bondosamente quer entregar para a iniciativa privada acontece no mundo, e onde acontece é bem sucedida, vc já estudou a América Latina, o mundo da aviação!? O que o mercado oferece não são soluções mas interesses... que bem se adaptam a cada cidade e estado de acordo com esses interesses que infelizmente as vezes são mútuos para se locupletar do patrimônio público... Vc sabe que toda a segurança de voo existente hoje em aeroportos privados já não é nem mais terceirizada mas quarteirizada!? Que existem pessoas dormindo em pé na pista deste aeroportos privados porque o fiscal de pátio da INFRAERO não existe porque não é INFRAERO!? Por outro lado, nos modelos "concedidos do mundo" são os privados que constroem, não encontram o patrimônio público feito e dado de mão beijada... é como se...depois de encontrar o poço TUPI, dissessem a Petrobrás: agora que vc fez tudo, mapeou, sondou, achou, construiu a plataforma, na hora de tirar o óleo, dissessem..., agora passa para a SHELL para que ela faça a exploração e controle tudo.... eu tenho certeza que o bom coração do companheiro não faria esta covardia com a Petrobrás, então porque fazer isso com a INFRAERO!?... que é a Petrobrás do AR... mas eu tenho certeza que uma aviação popular onde podemos chegar a seguir o modelo da Petrobrás com a abertura de capital nas mãos do estado, onde existisse participação privada sob os olhos do Estado fosse a melhor solução... mas somos guerreiros e sabemos que no escuro caminha outra solução e vamos sangrar porque somos a bola da vez mais uma vez...

BOM VAMOS PARA O SACRIFÍCIO NOVAMENTE....

Se eu não pensasse que me encontro em meio a companheiros, pensaria que o texto acima é de uma maldade profunda, se não por interesses mesquinhos que faliram TODAS as grandes companhias aéreas brasileiras, entre elas a VARIG que só ela trazia 9 bilhões de reais por ano para o Brasil; o que vemos hoje é o desaparecimento das companhias aéreas brasileiras que ou são vendidas e entregues ao capital estrangeiro, ou já são operadas pelo capital estrangeiro, ou operam para a total, absolutamente total precarização do sistema colocando inclusive as questões de segurança de voo dos passageiros e dos trabalhadores do setor em risco, finalmente temos as atuais companhias aéreas que não saem das páginas policiais... antes o contra-peso era a administração dos aeroportos...

Enquanto a Argentina recuperou a sua companhia de bandeira, aumentando o emprego e a participação do trabalhador no setor, nós destruimos a nossa maior companhia... enquanto a Argentina opera com soberania, nós abrimos os céus e PRIVATIZAMOS O SISTEMA ou quem pensa que entregar 51% de um aeroporto aos lobos não é passar 51% aos lobos, é matemática, mas como vcs são bons companheiros vou pensar que não se trata de ser "vende-patria" mas sim uma questão de ponto de vista... é absolutamente absurdo o mundo que vivemos no governo dos trabalhadores... onde a aviação não é tratada como soberania, mas que se tira a soberania como se tira uma roupa sem importancia e se joga no canto,... se nós fomos a bola da vez, sabemos!!!! Fomos dados as feras do PMDB, do ministério da defesa, coisa muito pior do que estar sob as botas dos militares como nosso companheiro cassado e torturado pela ditadura por ser do CGT, foi ficar sob a mercê de um mnistro prepotente que nunca, digo nunca nos recebeu... coisa que os companheiros do ABC nunca experimentariam neste governo, nem os Petroleiros que tanto sofreram nos anos 90 mas que este governo veio resgatar... nós não temos esta sorte, ainda que tenhamos conseguido o maior aumento na guerra que foi nossa última campanha salarial...nesse ponto parece ser fácil ser categoria de luta quando a conjuntura ajuda.... mas acredito que estes são meus companheiros metalúrgicos e petroleiros e que devem é comemorar se estão nas graças deste governo... ESTE NÃO É O NOSSO CASO, mesmo companheiros de luta, cutistas e petistas não somos recebidos por este governo... para nós o que temos é a ANAC que se comporta como inimiga dos trabalhadores. Nós temos um governo que tão bem fez ao país e como companheiros classistas e de esquerda reconhecemos isto, como categoria de luta que não vive de imposto sindical mas do dinheiro do sócio sabemos que devemos fazer nossa agenda...mas para a aviação no que toca os trabalhadores do setor tem sido muito...muito ruim para não dizer pior cada vez mais e assim ser agressivo com tão bons companheiros que me escutam parece consequencia mas não quero ser...

Nós lutamos pelo pássaro civil e nos deram o ovo da serpente, lutamos pela SAC para que ela aplicasse o PNAC plano nacional do geverno Lula e ela só fala em entregar tudo aos lobos nacionais e internacionais...lutamos para salvar milhares de empregos na aviação e escutamos companheiros Ministros nos dizendo que a soberania do país era solução de mercado... nós comemos o pão que o diabo amassou nas greves do final de ano; foi aquele programa TODOS CONTRA UM, onde a justiça brasileira foi o ápice do cumulo do absurdo rasgando a lei de greve e a constituição já preparando este modelo de justiça liminar que barrou a última greve dos feroviários e dos metroviários em São Paulo, baseado em que essa gente rasga a constituição!? Que interesses defendem?! Nós tivemos inclusive de ouvir queixas de um companheiro valoroso presidente,... mas que se esqueceu que se estão transportando mais gente é sobre os ombos de trabalhadores desgraçados sem formação e segurança, mal pagos que ganham 800 reais e de acordo com este companheiro valoroso não podem reclamar nem fazer greve!!!!

Tudo está ligado e dominado!!! Vcs que são compaheiros valorosos não sabem que a ANAC abre os céus e entrega a aviação brasileira as empresas internacionais que são as que mais precarizam a aviação brasileira, só a American Airlines (que foi salva pelo socorro da disneylandia do capitalismo) voa para toda a América Latina e onde operava 2 destinos na época da VARIG hoje opera mais de 50 frequencias e é sem dúvida a empresa mais anti-sindical do país na aviação!!!! Já a ANAC que determinou que mais de 300 terceirizadas operem sem qualquer tipo de controle na área restrita do aeroporto é a que mexe na regulamentação de aeronautas e aeroviários e coloca o sistema em cheque em risco. A maioria dos trabalhadores do sistema opera sem qualquer formação e com salários de 800 reais; e 800 reais porque houve greve contra a justiça que arrancou mais míseros 100 reais no final de ano... trabalhadores sem formação e sem salário dígno na area restrita do aeroporto fazendo o embarque e desembarque dos seus voos e de suas famílias meus companheiros...

Se eu não estivesse entre companheiros pensaria estar sitiado, ilhado e irado com razão como em uma roda viva vivendo o simplismo da comparação se é concessão ou privatização como quem olha para o retrato de Dorian Grey e ainda não vê o monstro que se tornou o sistema de aviação! Se seis ainda não são meia dúzia é porque meus companheiros será!!!!! Como podem pensar, simplismente pensar em fazer isso com a PETROBRÁS do ar!? Eu diria que é muita cara de pau ou disfaçatez se não estivesse entre compaheiros... e se estes companheiros soubessem como são os aeroportos privados principalmente o de Porto Seguro que opera com este modelo privado que é uma verdadeira desgraça!!! Basta procurar no you tube e ver o vídeo do modelo de privatização da aviação brasileira... Acaso não veem que o sistema está interligado!? Que não se preocupam com a aviação em 10, 15, 20 anos mas querem calar a opinião pública pelos investimentos que não foram feitos nos últimos 20 anos!? Os usuários da aviação pagarão caro a a médio longo prazo e a história os condenará!!! A primeira coisa que vai mudar vai ser a tarifa que vai aumentar, a segunda vai ser a jornada dos trabalhadores no aeroporto que vai ser ainda mais maximizada e otimizada para o lucro e não para a segurança, a terceira serão os shoppings porque basta olhar um aeroporto privado e ver como são as áreas de loja e o que existe para os trabalhadores e usuários...A INFRAERO investiu como, quanto onde mandaram, e se houve democratização na aviação esta vai se perder no momento em que o interesse de integrar este país pelo ar, este continente pelo ar, e este mundo pelo ar foram uma questão de mercado e interesses externos...

Isso tudo é um processo, mas eu prefiro acreditar que os companheiros não sabem e que são bem intencionados... porque se eu fosse o companheiro KEIJI KANASHIRO cheio de títulos e especialista em transporte eu me encheria dos meios que só um especialista companheiro pode ter... e assim diria para milhares de aeroviários e milhões de passageiros que tudo vai ficar melhor no final porque eu simplesmente sei!!!! .............. Se eu fosse um companheiro cheio de títulos destes que vivem de gravata pelos corredores do poder... Mostrando suas belas gravatas e seus títulos.... Eu seria como uma turbina em turbulencia e diria que a política em curso de perda da aviação internacional, da cabotagem com a abertura dos céus, da precarização do trabalho no setor, dos baixos salários, a perda da soberania, a entrega do patrimonio que esta nação levou décadas para juntar... eu diria que "o nosso céu " não pode ser concedido vendido ou privatizado com a eloquencia que isso merece.... Mas um dia esta gente brava gente companheira vai ser chamada a responder para a história... o que fizeram com a aviação brasileira?! Que concessão foi esta que nos colocaram goela abaixo!? Enquanto planejam o proximo passo estes companheiros mui honrados e sabidos e com tantos interesses, que hoje tem a disfaçatez de pensar uma solução que já não consegue cobrir nem metade das suas intenções ,... como pode um cobertor curto cobrir todo o mal já feito a aviação brasileira!? Destroem o caminho popular que democratizou a aviação e foi o único bem dos últimos anos e que vai fazer o pior dos caminhos economicos: Um monopólio privado nas mãos dos interesses onde a nação não pode mais regular como é o caso da maioria da aviação civil na América Latina... Vil vaidade que não nos permite olhar para o lado e ver adiante... De técnicos e especialistas e companheiros que condenaram a aviação brasileira a ser um monte de sucata abandonada nos aeroportos, perder nossa embaixadora no mundo e dar o seu CNPJ para um GOL CONTRA que vive nas páginas policialescas....Agora querem matar mais uma estatal com eufemismos de concessão... Aí um dia seus filhos e netos com consciencia de classe e espírito soberano porque não estão dormindo no sistema de MATRIX vão olhar para trás para a sombra de uma aviação popular, nas mãos do estado com mais planejamento soberano e menos solução de mercado e vão dizer: Por que eles destruiram isso!? Quando teremos outra igual!?

Marcelo Schmidt

Secretário Geral do Sindicato Nacional dos Aeroviários

Nenhum comentário:

Postar um comentário