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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Usina de Itaipu desenvolve carros totalmente elétricos e silenciosos


Não precisa de vulcão, com cinzas espalhadas pela atmosfera, para saber que a qualidade do ar nas nossas cidades anda sofrível. É um aparelho que mede a qualidade do ar e que recebeu o apelido de Respiródromo. Ele já está circulando por vários pontos da cidade e vai de carona em um carro muito especial.


O carro 100% elétrico é uma das apostas do futuro. Ele não polui nada. Ele não faz barulho nenhum. É totalmente silencioso.

Na parte da frente, o carro não tem o motor convencional. É totalmente eletrônico. Na parte de trás, fica a bateria. Ele não tem escapamento, pois não solta fumaça. Para abastecer, basta ligar na tomada, de preferência 220, como a que usamos para o ar condicionado.

É na Usina de Itaipu que um grupo de engenheiros está desenvolvendo novos aproveitamentos para tanta energia. Em 2006, eles iniciaram o projeto “Veículo elétrico”. São 54 carros 100% elétricos produzidos em parceria com uma montadora brasileira.

Enquanto um carro popular gasta cerca de R$ 20 para rodar 100 quilômetros, um modelo elétrico gasta cerca de R$ 6. Mas o elétrico tem menos autonomia, faz 120 quilômetros enquanto que um carro popular faz 400 quilômetros com um tanque. O mais importante: o veículo elétrico não polui. Os outros são responsáveis por 75% das emissões dos gases que causam o efeito estufa.

O preço é o principal empecilho para que essa tecnologia esteja ao alcance de todos. Se fosse comercializado, o carro elétrico de Itaipu sairia por mais de R$ 140 mil. Agora, se a tecnologia for usada para o transporte coletivo.

“Nesse caso a viabilidade aumenta bastante porque o transporte de massa é mais sustentável quando é elétrico. Eu acho que para esse tipo de aplicação pública, eles já poderiam estar utilizando o veículo elétrico”, afirma Celso Novais, gerente do projeto “Veículo elétrico” de Itaipu.

O ônibus do futuro é híbrido, movido a energia elétrica e a etanol. A energia elétrica é o que faz as rodas girarem e o etanol carrega a bateria. Com isso, o ônibus consegue rodar até 250 quilômetros. Dentro é igual a um ônibus qualquer. A diferença é que ele aproveita muito mais energia, e é duas vezes mais eficiente com essa tecnologia.

Existe projeto de colocar alguns desses ônibus híbridos no Rio em 2014.

O respiródromo funciona assim: a poeira entra no filtro. Lá dentro, há sistema de laser que analisa as partículas. O número dá a quantidade de poluição. O índice recomendando pela Organização Mundial de Saúde é de 50 microgramas por metro cúbico.

Fonte: G1

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