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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Custos com transporte de produtos pode cair até 30%, diz empresa. Novo pátio da Brado Logística foi inaugurado nesta quinta-feira (8).

Intermodal vai baratear transporte de carga na região de Araraquara, SP08 março de 2012 às 5:50 pm


Economia e Mercado Ferroviário

Foto: Fabio Rodrigues/G1

A instalação do novo Terminal Intermodal Rodoferroviário, construído pela Brado Logística entre Araraquara e Américo Brasiliense, no interior de São Paulo, vai gerar 100 novos empregos – diretos e indiretos – na região e baratear o valor do transporte de carga, o que terá reflexos positivos para o consumidor final.

A afirmação foi feita pelo presidente da Brado, José Luis Demeterco, durante a cerimônia de inauguração do terminal na manhã desta quinta-feira (8).

Operando há quase dois meses em fase de testes, o terminal rodoferroviário passa a atender as cidades de Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e a região sul de Minas Gerais nas operações de açúcar, papel e cítricos. As cargas serão escoadas ao porto de Santos para exportação.

Segundo Demeterco, além de diminuir os custos com o transporte em até 30%, a competitividade pelo produto produzido na região será maior em relação aos locais que não têm a ferrovia como opção. “Estamos criando soluções diferentes que são mais baratas. E isso, de certa forma, vai refletir positivamente no bolso do consumidor quando falamos de produto final”, avalia.

Para entrar no mercado, a Brado investiu R$ 50 milhões em material, entre locomotivas, vagões, equipamentos de movimentação e de tecnologia. O terminal tem 242 mil metros quadrados e capacidade para operar inicialmente dois mil contêineres por mês. A empresa poderá triplicar o investimento no projeto em 2013, após avaliar os resultados neste ano.

Ao menos dez empresas já operam no Terminal e a expectativa é que esse número chegue a 50 em curto prazo. “É um projeto atrativo e interessante, porque já estamos trazendo para Araraquara cargas de Bauru, por rodovia, e embarcando no terminal para outras regiões e também para o porto via ferrovia. É algo que não imaginávamos e que já começa a se expandir”, destaca o presidente da Brado.

Polêmica

Até o segundo semestre, um galpão de armazenamento de cinco mil metros quadrados será construído entre Araraquara e Américo Brasiliense. O fato de o terminal estar na divisa das cidades já gerou divergências entre os dois municípios, principalmente quanto à questão de arrecadação de impostos.

A Prefeitura de Araraquara chegou a embargar a construção do terminal no ano passado. Isso ocorreu porque quando a Brado anunciou a obra, em junho de 2011, a estrutura estava integralmente registrada como se pertencesse à cidade vizinha.

A Prefeitura de Américo, por sua vez, solicitou a revisão de demarcação dos limites ao Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC). O órgão conferiu, em dezembro de 2011, que dos dez alqueires em que está implantado o terminal 67% pertence a Américo e 33% a Araraquara.

A solução para o imbróglio foi criar duas filiais da mesma empresa para ambas as cidades sejam beneficiadas. “Encontramos uma solução para diminuir essa rixa salutar. Nós dividimos toda a parte do transporte ferroviário para o lado de Araraquara e toda a parte de serviço de armazenagem para o lado de Américo. Independente da situação, a região ganha”, concluiu o presidente da Brado.

Fonte: G1 , Por Fabio Rodrigues

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