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quarta-feira, 14 de março de 2012

Linha 2 do metrô de BH será retomada este ano13 março de 2012



Ainda no campo das promessas, a ampliação do metrô de Belo Horizonte terá sua confirmação no dia 31 de março, quando o Ministério das Cidades promete publicar a lista de propostas selecionadas no PAC Mobilidade Grandes Cidades.

A divulgação estava prevista para 29 de fevereiro e, com isso, o atraso já adiou em pelo um mês a liberação de verbas para o início das obras. Ainda assim, a Metrominas trabalha com a perspectiva otimista de iniciar este ano as obras da Linha 2, trecho de 10,5 quilômetros em superfície que ligará o Barreiro ao Bairro Calafate, na Região Oeste.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), serão executadas obras no valor de R$ 80 milhões já contratadas para a Linha 2 pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, atual administradora do metrô de BH.

As obras foram interrompidas em 2004 por falta de recursos. Para completar a verba, a Metrominas conta com R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 750 milhões de financiamento público federal e mais R$ 1,2 bilhão de recursos das prefeituras de BH e Contagem, governo do estado e iniciativa privada.

Prevista para ser inaugurada em 2016, a Linha 2 ocupará a faixa de domínio existente da extinta Rede Ferroviária Federal. O trecho terá sete estações – Barreiro, Mannesmann, Ferrugem, Vista Alegre, Salgado Filho, Amazonas e Nova Suíça, onde haverá o entroncamento com a Linha 1 –, por onde circularão sete trens.

“Na Linha 2, temos obras teoricamente mais rápidas de serem feitas. Há uma série de viadutos que já foram executados até 2004”, ressalta o coordenador do projeto do metrô na Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Duarte. Segundo ele, a construção não exigirá grandes desapropriações, mas a remoção de invasões ao longo da linha férrea.

Além da construção das linhas 2 e 3, o projeto de ampliação do metrô em BH também prevê a expansão da Linha 1, que tem 28km e liga a região do Vilarinho, em Venda Nova, até o Bairro Eldorado, em Contagem. A ideia é levar o sistema por mais 1,5km, até o Bairro Novo Eldorado.

“Também haverá toda a modernização dos trens, ampliando o número de carros, a velocidade média e a qualidade dos sistema, com, por exemplo, a instalação de ar-condicionado”, afirma Duarte. A previsão é de que as obras de melhoria na Linha 1 ocorram até 2014.

Pouco risco de repetir São Paulo

Em 2007, a capital paulista viu o terreno desmoronar sobre os operários durante as obras da Estação Pinheiros, na Zona Oeste. Segundo especialistas, o subsolo de São Paulo, diferentemente do de BH, é formado por grande camada de material sedimentar aluvial, que exige mais suporte ao construir os túneis.

“Em Londres, há uma meleca debaixo do asfalto, um terreno sedimentar instável e, ainda assim, eles construíram o metrô no século 19”, compara o professor doutor Edézio Teixeira de Carvalho.

Fonte: Estado de Minas

Foto: Divulgação

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