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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 27 de março de 2012

Não há obra que resolva o apagão diário do trânsito em São Paulo


Editorial Rodoviário

Apagão diário no trânsito de São Paulo

Matéria da Folha de São Paulo (22/3/12) emite juízo de que indecisão emperra obras para melhorar o trânsito de São Paulo. A matéria critica a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ao afirmar que apenas uma das 15 obras prometidas em pontos de “congestionamento crônico” de São Paulo foi concluída.

Como temos dito aqui, reiteradamente, o apagão diário do trânsito da capital se deve, fundamentalmente, à enorme presença de automóveis particulares em circulação na cidade.

Temos escrito que outras metrópoles, como Londres, resolveram encarar de frente esse problema e instituíram o pedágio urbano, levando a um decréscimo da ordem de 30% de veículos circulando nas áreas de maior tráfego. Outra medida coerente com essa é a de restringir o estacionamento de automóveis particulares nas áreas de maior fluxo.

A receita do pedágio urbano, em São Paulo, financiaria a melhoria e expansão dos corredores de ônibus, medida de curto/médio prazo de impacto positivo no enfrentamento do apagão diário do trânsito da capital.

Obras em “pontos de congestionamento crônico” é jogar dinheiro fora, se medidas rigorosas de restrição à circulação de automóveis não forem implementadas simultaneamente.

Não só não resolve como gerará novos pontos de congestionamento crônico, após a sua execução, já que o problema é sistêmico e não pontual.

José Augusto Valente – Diretor Executivo da T1 e da TVT1

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