Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Trens



Imprensa PT ALESP

As recentes matérias publicadas pela imprensa, com base em levantamento realizado pela Liderança do PT na Assembleia Legislativa no SIGEO - Sistema de Acompanhamento da Execução do Orçamento, apontam cortes feitos pelo governo do Estado nos investimentos nas linhas de trem da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Diante desses números, que chegam a uma queda de quase 20% quando comparando os investimentos realizados em 2010 e 2011, o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar o fato.

O MP, representado pelo promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, quer saber se o corte nos investimentos está relacionado às sucessivas falhas ocorridas em 2012. Neste ano, o sistema já apresentou falhas em sete oportunidades.

De acordo com dados do Sistema de Acompanhamento da Execução do Orçamento (Sigeo), em 2010, foram R$ 113,7 milhões aplicados, já ano passado o valor investido foi R$ 80,5 milhões. As maiores quedas aconteceram na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) com 38,6%, e na Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí) com 36,7%.

Em fevereiro, um choque entre dois trens na Linha 7-Rubi deixou 38 pessoas feridas, duas em estado grave. Já a Linha 9-Esmeralda apresentou falha no último dia 14, quando uma pane na rede elétrica paralisou a linha. A única linha da CPTM que recebeu mais investimentos foi a Linha 8-Diamante, que obteve uma pequena alta de 1,3%.

A redução dos investimentos não prejudica somente o funcionamento do sistema, como também atrasa o cronograma de reconstrução das estações. Apenas três devem ser entregues até o final deste ano: Osasco, na Linha 8-Diamante, Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, e São Miguel Paulista, na Linha 12-Safira. Todas já deveriam estar prontas. A nova estação de Suzano, esperada para este ano, só ficará pronta em 2013.

*com informações do site Spressosp

Nenhum comentário:

Postar um comentário