Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Imagens mostram superlotação em trens e estações da CPTM em São Paulo


Ferroviário Mais notícias

SPTV registrou problemas enfretados diariamente por passageiros. Em 2012, já foram contabilizados 19 problemas em linhas da CPTM.


Desde o começo de 2012, já foram contabilizados 19 problemas em linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como panes diversas, falhas na rede de energia e defeitos nos trens.

Quem depende deste tipo de transporte na Grande São Paulo também sofre com a superlotação. A malha ferroviária atende quase 3 milhões de pessoas. Reportagem do SPTV desta terça-feira (20) mostrou os problemas enfrentados diariamente pelos passageiros.

O jornalista César Tralli começou a viagem às 5h20, em Francisco Morato, a cerca de 50 km ca capital, na Linha 7-Rubi. De Francisco Morato até a Estação da Luz, na região central de São Paulo, a parada final, são 12 estações.

“Tem dia que você chega aqui e está com atraso. Às vezes até meia hora. O trem quebra no meio do caminho, você fica impaciente. Todo mundo sofre com isso”, reclama o pintor Hamilton Oliveira.

Às 6h começa o horário de pico. As plataformas ficam cheias e é quase impossível entrar nos vagões. “Ontem estavam com anúncio na Estação da Luz que estava com 24 minutos de intervalo.

Saí do serviço 19h e cheguei em Franco da Rocha às 22h. Foram três horas dentro do ônibus”, conta a técnica de enfermagem Érica Cristina. Todo sistema da CPTM anda sobrecarregado.

Em apenas sete anos, quase dobrou o número de passageiros transportados. De 1,5 milhão em 2005, para 2,7 milhões por dia, em 2012. O bilhete único, com integração de trem, Metrô e ônibus ajuda a explicar o salto.

Viajar com segurança também é difícil. Com os trens superlotados, é praticamente impossível encontrar alguma barra onde se segurar. O jeito é se escorar nos outros passageiros.

O percurso de Francisco Morato até a Estação da Luz durou quase uma hora. E os passageiros ainda terão a viagem longa de volta. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, comentou os problemas no sistema ferroviário.

“Como nós temos cerca de 28 mil viagens por semana, nós estamos com taxa de falha de menos de duas por semana, está dentro dos critérios. Não estamos satisfeitos com isso, queremos zero de falha. Quero dizer que os investimentos também estão sendo maciços.”

“A população pode ficar tranquila. Quatro linhas de Metrô ao mesmo tempo. O governador Geraldo Alckmin vai emitir no sábado mais duas ordens de serviço. Saiu a licença de instalação da Linha 17. Vai ser confirmada e dada a ordem de serviço no sábado. A Linha 4 vai também dar a ordem de serviço. As linhas 5 e 2 também. E as obras da CPTM que já estão acontecendo e os trens novos que estão chegando. Podem ficar tranquilos que os investimentos continuarão sendo eficientes. Até 2014 vocês vão sentir a diferença. Mas também é preciso investir nos outros modais”, finalizou Fernandes.

Veja o vídeo

Fonte: G1

Foto: Marcel Salim/Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário